Tratamentos Vasculares

Escleroterapia

A escleroterapia é um tratamento com injeção de substâncias esclerosantes, sendo as mais utilizadas glicose e espuma (polidocanol) para o tratamento de varizes.
Laser transdérmico

O laser transdérmico é utilizado em conjunto com a escleroterapia para o tratamento de teleangiectasias (vasinhos) e veias reticulares (azuladas). Além disso, pode ser utilizado para o tratamento de vasos na face.
Microcirurgia no tratamento de varizes

A microcirurgia de varizes em ambiente de consultório pode se realizada em casos selecionados com a anestesia local e extração (flebectomia) de veias varicosas em menor quantidade.
Cirurgia tradicional de varizes

A cirurgia tradicional de varizes ainda tem seu espaço e é realizada em ambiente hospitalar, com internação em regime de hospital dia. Na maioria das vezes é realizada raquianestesia com sedação e o paciente vai de alta no mesmo dia. A avaliação médica e complementar com ultrassom Doppler vão direcionar o melhor tratamento para cada caso.
Técnicas termoablativas

As técnicas termoablativas ganharam espaço e já são padrão ouro no tratamento da veia safena. São procedimentos menos invasivos e que geram uma recuperação mais rápida, sendo de escolha quando necessária a abordagem da veia safena doente.As duas principais técnicas são o endolaser e a radiofrequência, ambas com bons resultados quando bem indicadas.
Correção de aneurismas

A correção endovascular de aneurismas é padrão ouro no tratamento de aneurismas de aorta, seja torácico ou abdominal. Mesmo em quadros de urgência, é preferível por ser menos invasivo e ter uma recuperação mais rápida. Com as tecnologias e novos materiais, mesmo aneurismas complexos envolvendo ramos da aorta que irrigam as vísceras, é possível planejar o tratamento de forma a ser menos invasivo e com menos riscos de complicações. A cirurgia aberta tem seu espaço em casos selecionados e cada caso deve ser avaliado pelo cirurgião vascular para a indicação do tratamento adequado.
Angioplastias

A angioplastia é o procedimento realizado para a desobstrução da circulação, seja das artérias ou das veias por via endovascular (cateterismo). Pode ser realizada nos membros inferiores, superiores, viscerais ou de carótida tem indicações específicas. Materiais endovasculares e tecnologias evoluíram ao longo dos últimos anos de forma a minimizar riscos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Embolizações

Embolizações são procedimentos que possibilitam a oclusão de vasos propositadamente por alguma patologia, por exemplo, miomas uterinos, malformações arteriovenosas, tumores vascularizados ou até mesmo aneurismas periféricos. São procedimentos realizados por via endovascular (cateterismo) e com diversos materiais e tecnologias a depender da indicação e do caso a ser realizado.