Existem diversas causas para o edema dos membros inferiores, sendo a causa vascular uma delas. Por isso, é fundamental a adequada avaliação médica com exame físico e exames complementares quando necessário.
Algumas das causas possíveis para o edema dos membros inferiores:
As causas sistêmicas, sendo as cardiológicas, renais e hepáticas as principais. Por fatores complexos do ponto de vista fisiopatológico, o acúmulo de líquido fora do vaso sanguíneo pode acontecer por doenças que devem ser investigadas para o adequado tratamento.
Dentro das causas vasculares, temos as venosas e linfáticas como significativas para o aparecimento de edema de membros inferiores. As venosas são causadas principalmente por varizes e devem ser adequadamente tratadas para evitar a progressão da doença para estágios mais avançados. As linfáticas podem ter origem desde o nascimento ou surgirem após, tendo causas infecciosas ou pós-operatórias como dois exemplos de fatores etiológicos. Existem exames complementares para indicar o diagnóstico, associado com a avaliação médica para que seja direcionado o adequado tratamento.
Por fim, medicamentos podem levar ao aparecimento de inchaço nos membros inferiores e devem ser sempre indicados na consulta para a adequada avaliação médica.