Varizes

As varizes são veias dilatadas e tortuosas em membros inferiores, que dificultam o retorno do sangue das pernas, ocasionando congestão venosa e consequências relacionadas. Alterações nas válvulas das veias ou até mesmo degeneração na parede das veias podem ser a causa da doença.

Fatores de risco podem estar presentes, como a herança genética, o sexo feminino, gestações, obesidade e podem até se apresentar de forma secundária como sequelas pós trombose venosa profunda. Algumas classificações podem ajudar a identificar a gravidade da doença e exames complementares devem ser realizados para o diagnóstico e melhor tratamento. O exame complementar inicial e de grande importância é a Ecografia Vascular com Doppler. Não é invasivo e pode ser realizado no consultório e é fundamental para o planejamento terapêutico.

O tratamento clínico é fundamental, ainda mais porque se trata de uma doença crônica e que precisa de controle dos principais fatores de risco. Atividade física regular e controle do peso são pontos importantes no tratamento. Além disso, meias elásticas, medicações e tratamentos intervencionistas podem ser indicados conforme a avaliação médica.

As tecnologias avançaram no tratamento de varizes. As principais queixas funcionais e estéticas caminham juntas na decisão do plano de tratamento. Escleroterapia, laser transdérmico, radiofrequência para veias reticulares são realizados em paralelo com o tratamento funcional, como a termoablação da safena quando necessário, a microcirurgia de veias reticulares e até mesmo a cirurgia convencional em ambiente hospitalar. A evolução do tratamento tem sido cada vez mais impactante no retorno precoce às atividades e melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Varizes em membros inferiores